Serviços / Projetos de Climatização / Prédios Comerciais

Prédios Comerciais

O sistema de HVAC visa manter o conforto térmico dos usuários, higiene, qualidade do ar interior (e.g. renovação de ar) e manter o funcionamento e a confiabilidade dos sistemas operacionais críticos (e.g. trocadores de calor, compressores, etc.).

Em média, os sistemas de HVAC em prédios comerciais são responsáveis por 45% a 60% do consumo total de energia elétrica do prédio. Projetos desenvolvidos com o enfoque na economicidade do consumo de energia podem alcançar reduções superiores a 25% do consumo total.

O estudo das alternativas de sistemas possíveis para o empreendimento, o nível de confiabilidade e o impacto esperado no consumo de energia são atividades que devem ser realizadas na etapa inicial do projeto. O propósito é evitar que sejam tomadas decisões precipitadas que desconsideram a performance técnico-econômica do sistema. Caso equívocos ocorram na fase inicial do empreendimento, elevam-se os custos operacionais e de manutenção, os quais representam até 80% dos custos totais de um prédio ao longo de sua vida útil.